Para cada destino um perfume...
Revista OSMOZ

Para cada destino um perfume...

01 august 2013

Sair de férias, é se encher de boas recordações, de fotos ensolaradas, de amizades que se criam pelo caminho... Mas, e se sua viagem pudesse também rimar com perfume? Se aspirar o frasco de uma fragrância que você usou pudesse levar você para longe, em direção a uma região exótica, por exemplo?

Cada um tem seus pequenos hábitos, alguns partirão livres de qualquer supérfluo em suas valises para viajar leves, outros levarão com eles seu perfume, sua marca olfativa em sua bagagem. Existem aqueles que trarão algumas gotas de seus elixires favoritos para ficar cheirosos todas as noites, enquanto outros escolherão explorar uma só e única fragrância, nova e virgem de lembranças. Mas esta, no retorno, ficará para sempre como evocadora de paisagens, encontros, emoções experimentadas durante uma viagem.

Aqui estão algumas sugestões de fragrâncias para acompanhar suas peregrinações, qualquer que seja o destino de sua escolha, para deixar uma impressão olfativa pessoal em seu rastro e em suas recordações!

A América Latina vai de vento em popa nestes últimos anos e mais particularmente o Brasil, com suas praias de sonho, suas cativantes caipirinhas, suas danças endiabradas... Para viver no ritmo de seu folclore, nada melhor que uma fragrância com eflúvios revigorantes, vibrantes e sensuais ! Deixem-se tentar por Batucada de l’Artisan Parfumeur, um hino a estatradicional reunião para dançar e cantar, com suas notas de limão-taiti e rum, de abacaxi e flores brancas, em um fundo amadeirado “muy caliente”: um hábil coquetel de frescor e de ardor, muito apropriado!

Mas as altas temperaturas também permitem abusar à vontade das águas de toilette cítricas, cuja mistura de agrumes de uma Eau d’Hadrien d’Annick Goutal ou de uma Aqua Allegoria Pamplelune de Guerlain, serão cúmplices refrescantes do desejo. A doçura frutada também pode ser uma opção, como por exemplo a maçã-verde crocante e envolta em limão-taiti de Light Blue de Dolce & Gabanna !

Se é sobretudo o charme paradisíaco das Ilhas que atrai você, das Antilhas à Madagascar, passando pelas Seychelles, escape graças às essências suaves das flores brancas. Nada mais carnal que a tuberosa, o jasmim ou ainda o ylang ylang, cuja doçura láctea e as nuances solares e quase de coco representam as férias, os trópicos e a sensualidade. Songes de Annick Goutal, Carnal Flower de Frédéric MalleNuxe, le Parfum, são fragrâncias que combinarão maravilhosamente com as paisagens insulares de sonho que você contemplará do outro lado da Terra. Para aqueles que terão a sorte de embarcar para a romântica Bali, privilegiem a flor do frangipani que encontramos nas oferendas e que flutua em todo lugar nesta ilha. Se Kenzo Amour se inspira nela, você também encontrará sua presença em Beyond Paradise d’Estée Lauder.

Para além de Bali, os sortudos que partem para descobrir a Indonésia poderão também se saciar com o patchuli, matéria emblemática deste país, visto que provém de um arbusto indonésio. Com Bornéo 1834 (Serge Lutens), o famoso Patchouli de Réminiscence, ou Coromandel de Les Exclusifs de Chanel, esta nota amadeirada existe como um convite ao exotismo...

Focando na Ásia, para os mais curiosos entre vocês, os cenários de cartões postais da Tailândia no ritmo frenético das grandes megalópoles da China. Para se fundir com o universo olfativo asiático, adote os gostos locais pelos perfumes suaves: dos florais frescos às fragrâncias verdes, você terá dificuldade em escolher. Por que não sucumbir à flor da cerejeira, adorada pelos japoneses, com Cherry Blossom de Guerlain? Ou ainda ao osmanto, esta pequena flor da China com nuances de chá verde e damasco? Você a encontrará bem suave em The Different Company  ou ainda em Inlé, de Mémo, uma marca que se coloca justamente sob o signo da viagem. Mas a Ásia, quando se descobre a Tailândia e sua gastronomia refinada, é também uma história de especiarias e condimentos aromáticos, do coriandro ao manjericão. Saboreie com delícia os eflúvios de Love Coco de Honoré des Prés, impregnados de coco e coriandro, ou ainda de Fils de Dieu, de Etat Libre d’Orange

E finalmente, se você se aventurar pelo coração das magníficas regiões que são o Laos ou o Vietnã, não seria demais lhe aconselhar os volteios amadeirados de Tam Dao de Diptyque, uma belíssima variação do cedro e do sândalo cuja inspiração foi o parque nacional ao norte de Hanói, no Vietnã.

Ao sul da Ásia, a Índia sempre fascina por seus contrastes sedutores. Para se fundir com felicidade nos mistérios deste vasto país, adote o sândalo sob todas as formas, visto que esta madeira cremosa e láctea nos vêm da Índia. Aqueles que amam as fragrâncias inebriantes se deleitarão com o universo espiritual de Samsara de Guerlain, em que o sândalo está associado ao jasmim. Mas o sândalo também pode ser mais enclausuradoe intimista com  Lumière Blanche do Olfactive Studio, mistura de especiarias e íris em um fundo de fava tonka para soprar um pouco de redondeza amendoada a esta bela composição com falsos ares de “chai”. Santal Blush de Tom FordBois Farine de L’Artisan Parfumeur ou Sensuous de Estée Lauder: Estas são algumas outras trilhas para explorar durante suas peregrinações.

Certamente, à África também não faltam atrativos. Os adeptos de panoramas selvagens e safaris no coração da vegetação tropical da África do Sul poderão viver seu périplo no ritmo dos eflúvios que eu imagino picantes, encorpados, licorosos e sensuais. À exemplo do Idole de Lubin por exemplo, com suas inflexões arredondadas e ambaradas em torno de uma nota de rum preparado com especiarias e madeiras. A África e suas paisagens desérticas evocam também o incenso da Somália ou do Sultanato de Omã. Aviso aos amantes de volteios enfumaçados e envolventes: Bois d’Argent de Dior, Passage d’Enfer de L’Artisan Parfumeur, ou ainda Parfum Sacré de Caron só esperam por vocês... Finalmente, subindo em direção ao norte, é no coração dos “souks”, dos minaretes de Marrakesh ou ao largo das praias tunisianas que você encontrará repouso. Dê lugar à flor de laranjeira e suas nuances tão frescas quanto suaves para encantar suas férias, com o Parfum de Elie Saab, a Fleur d’Oranger de Fragonard, ou APOM de Francis Kurdjian. A rosa, o cedro e o jasmim são também alguns dos acordes adequados a estas regiões, de Trésor de Lancôme a Idylle de Guerlain para a rainha das flores, de A La Nuit de Serge Lutens, ao Jasmin Noir de Bulgari ou finalmente, para o  cedro, de Déclaration de Cartier a Dolce Vita de Dior, passando por Armani Code.

E enfim, visto que às vezes encontramos a felicidade justamente ao nosso lado, você pode muito bem escolher o far-niente e a dolce vita na Itália, na Espanha ou no Sul da França. Séville à L’Aube de L’Artisan Parfumeur e seus charmes catalães, Iris Nobile de Acqua di Parma ou Lys Méditerranée de Frédéric Malle:  tantos rastros inesquecíveis para embelezar suas próximas férias.

Sophie Normand

Sophie Normand

Descubra seu perfil

Apaixonada por perfumes desde a adolescência, fui no entanto estudar direito e depois jornalismo. Foi quando eu era redatora que tive a ideia, há mais ou menos 3 anos, de um blog sobre perfumes. Em paralelo, compartilho minha paixão através de outros suportes (OSMOZ, l’olfathèque,...

  • 03 september 2014

    Me parece una maravillosa idea saber de antemano qué perfume llevaré a mi viaje. Mi gran embajador. Mi marca registrada. El lazo que me unirá con imágenes y recuerdos.

    Reportar abuso
  • 09 february 2014

    dependiendo del lugar dode sale uno de vaciones es el perfume que llevo ya que tanto el lugar caliroso o frio es deiferento el aroma que se olfatea asi que tener varios perfumes para cada ocasión es fascinante y tener perfumes preferidos para todo ocasión en donde compartes tu aroma es mas faciante

    Reportar abuso
  • 16 january 2014

    J'adore porter un parfum différent à chaque voyage. A chaque fois que je le reporte, je m'évade, je revois des lieux, des situations, je ressens des odeurs. Chaque parfum est un véritable repère mnémotechnique, une madeleine de proust à chaque fois, un tiroir que l'on ouvre pour faire jaillir des souvenirs. J'aime aussi sentir les différentes odeurs lorsque je voyage et les parfums que portent les gens. J'adore !

    Reportar abuso
  • 21 september 2013

    very attracting article, what a tour of the worlds fragrance!!!!

    Reportar abuso
Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
  • 04 september 2013

    Eau d'Hadrien e Light Blue são meus preferidos nas férias, no dia a dia, no verão, no inverno, em qualquer ocasião!

    Reportar abuso
Você quiser ler mais comentários ? Veja mais